segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Tecnologia -Veículos Autônomos, Cockpi e Infotaiment,

Veículos Autônomos

As discussões relacionadas a veículos de condução autônomos conectados à rede sem fio e equipados com sensor estão disparando, prometendo implicações em setores como telemática, infotainment e mobilidade - e por boas razões. O  previsoes que 25 bilhões de coisas conectadas estarão em uso até 2020, um aumento de 400% em relação a 2015. Dessas, a empresa prevê que cerca de um quarto de bilhão será de veículos conectados, e os pesquisadores econômicos estimam que um em cada quatro carros dirigir sozinho até 2030.





O problema central no design automotivo moderno hoje é introduzir inovações dinâmicas sem também introduzir riscos. Embora a tendência dentro de veículos conectados para veículos autônomos seja positiva, ainda há algumas questões a serem abordadas antes que possam alcançar ampla adoção comercial. O cockpit digital - tecnologia que já está sendo usada no mundo de hoje - é uma solução melhor a curto prazo e continuará a desempenhar um papel integral nos carros conectados do nosso futuro.

O que é um cockpit digital?

O cockpit digital é um termo usado para experiência digital dentro de um carro, cobrindo várias telas, assistentes digitais e diferentes meios de entrada. Em outras palavras, um cockpit digital é uma tela digital no lugar de um painel de instrumentos tradicional. Ele pode vir na forma de telas multiselas (conjuntos de instrumentos digitais que substituem medidores analógicos atrás do volante), displays de heads-up (dados do instrumento para o motorista que aparece atrás do pára-brisa), sistemas de infoentretenimento ou até mesmo telas copiloto t em carros de produção agora, mas foram demonstrados).

Os cockpits digitais também são relevantes para veículos conectados e até para veículos autônomos (pense em cockpits de vidro completos). Uma parte importante do uso do seu carro conectado é entender todas as ferramentas e aplicativos à sua disposição, mas isso pode ser esmagador. Para utilizar totalmente seu carro conectado, ele precisa ter um cockpit digital robusto e bem projetado para usar todas as funcionalidades em seu potencial proposto.




Como os cockpits digitais enriquecem nossa experiência automotiva hoje?

Do ponto de vista da segurança, é vital ter uma resposta precisa e oportuna no painel de instrumentação virtual. O cockpit digital torna a experiência de direção mais segura do que nunca, pois fornece uma plataforma em que as câmeras e sensores frontais, traseiros e laterais (usados ​​para mudar de faixa, estacionar ou inverter) podem avisar os motoristas sobre qualquer perigo.

Em segundo lugar, as animações de alta resolução e as interfaces fáceis de usar de nossos smartphones influenciaram nossas expectativas em relação a todos os dispositivos, e os consumidores agora esperam que seus carros tenham um desempenho tão bom quanto seu acompanhante móvel. Além disso, os papéis de parede, toques e temas que selecionamos para nossos dispositivos deixam nossas personalidades brilharem, e esse desejo de personalização não exclui os displays no carro. Outra tendência importante é a tela sensível ao toque, um dos mecanismos de entrada mais intuitivos e modernos. Os cockpits digitais de hoje (e de amanhã) estão atendendo a essas necessidades de usabilidade, flexibilidade e personalização com interfaces e controles fáceis de usar.





Por fim, dispositivos de IoT e assistentes de voz digital enriqueceram nossas vidas e nossas casas; É natural que nós queiramos acesso à sua conveniência em todos os lugares, inclusive no carro. Esse desejo do consumidor de integrar os telefones com os carros levou a maioria dos fabricantes de equipamentos originais automotivos a incorporar suporte para Apple Car Play e Android Auto em seus modelos. Aqui, o cockpit digital fornece uma avenida para os usuários acessarem esses aplicativos e usá-los quando desejarem.

A evolução da experiência no automóvel foi dramática e rápida. Já estamos vivendo na segunda geração de telas digitais - a primeira onda levou à adoção de uma tela única com funcionalidades limitadas, e a segunda onda levou a várias telas com diferentes funcionalidades - mas não foi tão longo atrás, quando o rádio era nosso único canal para o mundo exterior.

Para visualizar a inteligência inevitável da próxima geração de veículos, mudanças significativas precisam ser feitas no interior do automóvel. E embora a indústria esteja vibrando com a tecnologia de veículos autônomos, o cockpit digital automotivo já está sendo usado hoje. O cockpit digital oferece uma experiência mais segura e fácil de usar do que carros sem cockpits digitais, e continuará a desempenhar um papel integral nos carros do nosso futuro.

Informações de O Forbes Technology Council

Qt Chief Maintainer e Chief Technology Officer da The Qt Company.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Atom