segunda-feira, 23 de julho de 2018

Coca-Cola para limpar zinabre da bateria?

Pode usar Coca-Cola para limpar zinabre da bateria?

A bateria está falhando? Pode ser zinabre nos polos. Quer saber um jeito prático de limpar? Use Coca-Cola! Mas tem um jeito correto de fazer isso.

Se o motor do seu carro está com dificuldade pra funcionar de manhã, está girando lentamente; você percebendo que falta corrente elétrica. Ou então nem virando de jeito nenhum: você dá na chave, aliás mais modernamente, aperta um botão,e só ouve um “cli-cli” e mais nada, se o motor de arranque estiver em ordem, o problema é da bateria que pode ter arriado ou, por qualquer motivo, pode a corrente elétrica não estar sendo fornecida corretamente.

Se você abre o capô e as duas tampinhas da bateria, é fácil verificar os dois polos os dois terminais, que podem estar com um jeitão bem esverdeado, que pode ser o zinabre,ou estão azinhavrados. Para limpá-los emergencialmente, jogue sabe o quê? Coca-Cola, pois sua acidez remove o zinabre. Faça uma chupeta pra ligar de novo motor, e não se esqueça de depois lavar tudo com água pura.



O que é Zinabre?

Zinabre nada mais é do que a camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão!

O cobre e as ligas metálicas, como o latão ou o bronze, são metais que estão presentes na bateria e que podem ficar com zinabre! Mas o que é isso?

Quando expostas ao ar úmido que contem gás carbônico, se oxidam com o tempo, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada, o famoso zinabre.

Na bateria o zinabre se forma principalmente no inverno e é resultado da reação química de três elementos:
O ácido sulfúrico
O oxigênio do ar
O metal do polo ou do conector

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Atom